Como a videoconferência aumenta a produtividade dos profissionais de Recursos Humanos?

A tecnologia é uma grande aliada dos negócios. Por meio das facilidades proporcionadas por ela, conseguimos ter acesso a novas oportunidades, economizar recursos e trabalhar de maneira mais inteligente. Um exemplo disso são todos os benefícios que uma empresa pode aproveitar ao implementar o uso de videoconferências em seu fluxo de trabalho.

Para o setor de RH, esta tecnologia é ainda mais valiosa. Como lidam essencialmente com pessoas, estes profissionais conseguem ter acesso às múltiplas vantagens das videoconferências para otimizar processos de entrevistas, realização de treinamentos e vários outros tipos de comunicações institucionais.

Graças à velocidade de conexão e disponibilidade de banda de internet dos dias atuais, não é necessária uma grande estrutura para implementar a videoconferência no cotidiano corporativo. Desta forma, é possível ter imagem e som em alta definição e substituir  processos demorados e pouco produtivos.

 

Vantagens da videoconferência para o RH

Reunião videoconferência Polycom

Cada vez mais vivemos em uma realidade globalizada em que as distâncias físicas perdem importância. Uma pessoa no Japão pode ser muito interessante para uma empresa do Brasil, por exemplo, e vice-versa. Até o século passado, esta diferença de localidade seria determinante para que ambas partes nunca se encontrassem. Hoje, porém, o cenário é outro.

A videoconferência proporciona vantagens sobre outros métodos de comunicação, como o telefone e o e-mail. Uma entrevista telefônica conta com o imediatismo deste meio, mas nada se compara à possibilidade de ver o candidato na tela, criando uma conversa mais natural e olho no olho, permitindo ao entrevistado avaliar o perfil do candidato com maior precisão.

Para comunicações oficiais da empresa, uma videoconferência traz mais engajamento dos profissionais do que um simples e-mail.

A videoconferência remove as barreiras da distância, otimizando os recursos envolvidos para que os participantes possam conversar. Além disso, a tecnologia revoluciona o trabalho do setor de RH ao promover vantagens que tornam o dia a dia mais produtivo e gera economia.

 

Entrevistas de emprego

Para começar, vai gerar uma grande economia de tempo e recursos empregados nos processos de entrevistas para vagas de emprego.

A marcação de data e horário com o candidato fica muito mais fácil quando não há a necessidade de se deslocar fisicamente para a entrevista. Isso torna todo o processo mais rápido e econômico para todos.entrevista-emprego-grande2

Treinamentos

A videoconferência também ajuda bastante na hora de realizar treinamentos com a equipe. Assim, todos os participantes podem assistir e interagir com o conteúdo mesmo estando em suas próprias mesas ou até mesmo em casa.

Isso se torna uma excelente opção para empresas com profissionais em home office ou que busquem aumentar o comparecimento em treinamentos e demais eventos do tipo.

project-reality-conference-room-v2-sm

Comunicação interna

Esse reflexo positivo também pode ser visto na comunicação feita pela empresa, como na divulgação de resultados.

A possibilidade de gravar uma reunião, pode ser utilizado para a produção de comunicados internos e externos. Estes comunicados podem ser distribuídos facilmente após sua gravação , facilitando a transmissão da mensagem para toda a empresa.

Além disso, esse formato dá a liberdade para ser assistido a qualquer momento, diminuindo a necessidade de reunir toda a equipe para repassar uma simples informação, algo que pode impactar negativamente na produtividade.

 

o-que-e-videoconferencia

Continue aprendendo mais sobre as vantagens que os recursos de vídeo trazem para vários aspectos de seu negócio, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro das nossas dicas e novidades!

Ebook Videoconferencia
Videoconferências, acesse ebook exclusivo aqui!

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.