A importância da qualidade dos equipamentos de videoconferência na sua empresa

A aceleração digital e a popularização dos regimes híbridos e home office contribuíram para a disseminação do uso de diferentes tecnologias no ambiente de trabalho. Os equipamentos de videoconferência, por exemplo, são soluções que se tornaram necessárias nas empresas.

A videoconferência se popularizou com a aceleração digital e adoção em massa do trabalho remoto. E embora a sua implementação pareça simples, é fundamental que as empresas se preocupem com a formatação de um bom planejamento, levando em consideração a qualidade das salas de conferências e a necessidade de suporte às diferentes necessidades e demandas dos seus colaboradores.

Neste artigo, você vai entender melhor a importância de investir em qualidade quando o assunto são equipamentos de videoconferência, com dicas de como implementar soluções alinhadas com as particularidades da sua organização. Acompanhe e descubra!

Conferências e colaboração nos novos modelos de trabalho: entenda o cenário

A crise transformou a forma como trabalhamos. O home office, que era uma realidade distante da maior parte dos profissionais brasileiros, mostrou-se uma opção vantajosa para todos os envolvidos: empregadores, empregados, clientes e parceiros comerciais.

Nesse contexto, as salas de videoconferência ocuparam um papel de destaque, tendo em vista sua função facilitadora na manutenção da comunicação entre equipes internas e externas.

Contudo, grandes desafios vivenciados por algumas empresas durante essa adaptação devem-se à falta de planejamento para o home office. Isso significa que, de forma geral, muitas companhias estão trabalhando com sistemas pouco seguros, com baixa qualidade de imagem, vídeo e som.

Esse fator prejudica não só a experiência dos colaboradores, como também dos clientes e demais pessoas envolvidas nas diferentes etapas e processos de trabalho.

Na prática, essa falta de investimento em tecnologias adequadas para o trabalho remoto gera prejuízos no desenvolvimento do negócio, dificulta a prospecção e captação, bem como a produtividade das equipes.

Por que investir na qualidade dos equipamentos de videoconferência?

Em linhas gerais, podemos dizer que a qualidade dos equipamentos de videoconferência traz benefícios para todas as pessoas que têm algum tipo de contato com a empresa:

  • os colaboradores ficam inseridos em um ambiente de comunicação mais dinâmico e funcional, aumentando o índice de satisfação e, consequentemente, de produtividade;
  • os gestores têm mais facilidade para manter contato tanto com os colaboradores quanto com os clientes, favorecendo a agilidade dos processos e contribuindo para uma gestão eficaz do tempo;
  • os clientes encontram um ambiente dinâmico, tendo facilidade para manter contato e realizar reuniões com a empresa;
  • os parceiros e fornecedores também têm acesso facilitado a diferentes pessoas e setores, contribuindo para a agilidade e eficiência dos contatos, otimizando o trabalho como um todo.

Quais equipamentos são indispensáveis em uma sala de conferência?

Agora que você já viu a importância de investir em bons equipamentos, provavelmente está se perguntando: quais equipamentos devo comprar? Como organizar uma sala de videoconferência em minha empresa? O que não pode faltar?

A seguir, elencamos equipamentos indispensáveis e que devem ser incluídos no seu planejamento. Confira!

Microfones e caixas de som

O áudio é um dos aspectos essenciais quando se fala no planejamento de uma videoconferência. Para conseguir alcançar a qualidade na comunicação é necessário escolher bons equipamentos de caixa de som e microfone.

Com o suporte de uma empresa especializada, você consegue montar um setup que garanta a qualidade e clareza dos áudios, bem como a redução de eventuais ruídos externos que possam prejudicar a experiência.

Câmeras

Câmeras devem ter boa resolução, com qualidade de imagem. Além disso, a empresa pode investir em modelos mais modernos, que focam automaticamente na pessoa que está falando, por exemplo.

Esse tipo de funcionalidade traz mais dinâmica para a conversa e melhora a experiência da reunião.

Sistema de videoconferência

O pulo do gato de uma boa videoconferência são os sistemas utilizados no processo de comunicação. A solução deve ser escolhida a partir das necessidades do negócio e sempre pensando na qualidade da experiência.

Com o suporte de uma empresa especializada é possível escolher um sistema seguro, que ofereça o melhor custo-benefício e que esteja alinhado com o orçamento da organização.

Conte com um parceiro especializado em comunicação

Como mencionamos, a escolha dos equipamentos e o planejamento de uma sala de conferência alcançam melhores resultados quando vêm acompanhados do suporte de empresas especializadas.

Isso porque, além de comprar microfones, câmeras e softwares, há também a questão da acústica, de iluminação e de outros equipamentos, como os monitores e painéis touch.

Se você está procurando uma empresa especializada, que oferece todo o suporte necessário para a organização de uma sala de videoconferência, a DigitalnetBR é uma excelente opção. No mercado há mais de 15 anos, a empresa oferece soluções de telecomunicação que otimizam as atividades das empresas.

Além de serviços de consultoria, a DigitalnetBR também entrega produtos para redes de comunicações unificadas, garantindo segurança e privacidade de nossos clientes, além de suporte completo no planejamento e execução de salas de videoconferência. Quer saber mais? Acesse o nosso site e confira!

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>