Modernize sua telefonia corporativa reduzindo custos por meio de uma rede híbrida

Contar com uma boa rede de telefonia é essencial para empresas de todos os tamanhos se modernizarem. O que poucos sabem, porém, é que, além dos benefícios dessa mudança, é possível reaproveitar custos da sua infraestrutura atual.

Para auxiliar nesse processo, neste artigo você entenderá melhor como inovar na rede de telefonia corporativa em nuvem, reduzindo custos de implantação. Continue lendo para conhecer melhor o assunto.

Os benefícios da modernização da rede de telefonia corporativa

Quando se fala em modernizar uma rede de telefonia corporativa, é impossível não citar a tecnologia VoIP. Afinal, ela é uma das mais interessantes por utilizar de um servidor externo para fazer as chamadas.

Além disso, os benefícios dessa solução são inúmeros, principalmente quando implementada em nuvem, o que justifica ser uma das redes mais visadas no mercado. Abaixo listamos alguns deles para você entender melhor sobre o que estamos falando.

Mobilidade

O ponto mais interessante do VoIP em relação aos PABX mais antigos é sua mobilidade. A tecnologia permite que o acesso seja feito de qualquer lugar do mundo, e o que proporciona esse benefício são seus servidores externos, que podem ser acessados por qualquer dispositivo com internet.

Essa é uma rede de telefonia corporativa muito indicada para empresas com trabalhadores remotos. Afinal, esteja a equipe de vendas, consultores ou outros colaboradores em home office, todos podem se conectar de forma rápida e eficaz.

Comunicação

Como o VoIP, a comunicação interna da companhia fica muito melhor, bem como a externa. Assim sendo, investir em uma rede de telefonia corporativa compatível com a atualidade representa também um melhor relacionamento com o mercado.

Mais que isso, toda a equipe fica mais conectada, o que leva mais agilidade nos contatos e resolução de problemas. Consequentemente, há menos ruídos na comunicação e mais eficácia na distribuição de mensagens.

Essa é a situação perfeita para qualquer gestor, visto que problemas de diálogo são alguns dos maiores de qualquer companhia. Mensagens mal interpretadas podem causar grandes problemas.

Escalabilidade

Toda empresa tem como objetivo crescer, nesse sentido quem se mantém estagnado perde para a concorrência. Dessa forma, é sempre necessário pensar em uma estrutura escalável e a nuvem é o caminho ideal para isso.

E como a rede de telefonia corporativa faz parte dessa estrutura, sendo ponto fundamental no desenvolvimento de qualquer companhia, de nada adianta poder abrir diversas filiais se a comunicação entre elas se tornará inviável financeiramente.

Por isso, investir em uma rede que permita esse diálogo, como se estivessem todos no mesmo ponto físico, é essencial. A funcionalidade do VoIP diante disso mostra-se como solução ideal, já que possibilita crescer sem investir em servidores físicos e estrutura de TI.

Economia

Para os mais conservadores, se faz preciso apresentar dados mais lógicos para investir nessa transformação digital. Nada melhor, então, do que o custo benefício da nova ferramenta.

Redes de telefonia corporativa que utilizam VoIP apresentam um investimento muito menor. O motivo disso é a dispensa de equipamentos e equipes focadas exclusivamente na ferramenta.

Além disso, altos custos de manutenção são deixados de lado, o que não se vê em outros PABX. Em outras palavras, por ser um servidor externo, os valores de manutenção são mínimos, especialmente se comparados aos demais.

Como implantar a tecnologia VoIP em sua empresa?

Muitas pessoas não sabem que, desde 2009, é possível fazer a portabilidade de números de telefone. Isso quer dizer que você não precisa trocar os números corporativos para aderir à rede VoIP. A única regra para isso é que ambos os telefones estejam no mesmo DDD.

Além disso, é preciso também alterar alguns equipamentos na hora de realizar essa transição. Como é uma modalidade muito mais tecnológica, essas mudanças são necessárias para atualizar sua rede de telefonia corporativa.

O primeiro passo é investir em uma boa conexão de internet. Agora que suas chamadas serão feitas através da rede dados móveis, estabilidade é essencial. Também são precisos novos aparelhos de telefone IP, que se conectam automaticamente à internet, funcionando como um “microcomputador”.

Se optar por não trocar os aparelhos, é possível utilizar de Adaptadores de Telefone Analógico (ATA) para habilitar a função. Eles possuem entradas para telefones convencionais e portas Ethernet para conexão de rede. Também há a opção de investir em um gateway, que possui a mesma função, mas oferece entradas para mais aparelhos.

Por fim, é interessante utilizar softphones, que são softwares extremamente úteis, pois possibilitam que desktops, notebooks e tablets façam chamadas VoIP, assim como um aparelho de telefone comum.

PABX híbrido: a solução para reduzir os custos de migração

Se você está em fase de transição de tecnologia, uma boa opção é o PABX híbrido. Ele funciona, basicamente, como uma união de todas as outras modalidades, incluindo o analógico, digital e VoIP.

Na prática, o aparelho fará uma análise e determinará a melhor possibilidade para a ligação. Para tanto, verificará qual delas possui a melhor conexão afim de oferecer o menor custo por chamada.

Outra funcionalidade importante é a chance de moldar sua central para suprir as necessidades específicas de cada situação. Isso quer dizer que sua equipe de TI poderá definir dispositivos ou setores que possuam prioridade de conexão.

Dessa forma, é possível definir que determinada rede de telefonia corporativa estará sempre conectada. Além disso, essa é uma ótima opção por utilizar a estrutura já existente na companhia. Dessa forma, ele pode unir o que você já possui com novas tecnologias, tornando seu custo de instalação bem menor.

Encontre as melhores soluções de telefonia na DigitalnetBR

Para fazer a transição digital de sua rede de telefonia corporativa, entretanto, é preciso um parceiro de qualidade. Por ser um processo com diversas variáveis, é necessário confiar na empresa que presta tal serviço. A DigitalnetBR é, sem dúvidas, a alternativa ideal para você.

Com as melhores e mais eficientes soluções para sua companhia, temos o necessário para otimizar sua comunicação. Nossos produtos e serviços inovadores são o que você precisa para fazer sua empresa evoluir e crescer junto ao mercado.

Ficou interessado? Entre em nosso site e confira todas as tecnologias que podemos oferecer a você. Se tiver qualquer dúvida, basta entrar em contato conosco que ficaremos felizes em te responder!

2 Comentários

  1. Boa tarde,

    estamos estudando a possibilidade de melhoria da nossa telefonia na empresa e gostaríamos de receber sua apresentação e contato para que vocês possam entender nossa necessidade e talvez enviar uma proposta sobre o serviço. Estou procurando também que faça o serviço também para modernizar o atendimento por Whatsapp. Aguardo seu contato.

    1. Olá Rosana, boa tarde!!
      Ficamos felizes com seu contato, nosso time comercial tentou contato algumas vezes mas sem sucesso. Tentaremos novamente em breve.
      Att,
      Equipe DigitalnetBR

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.