Hot Desk: conheça mais a respeito desse conceito

A necessidade de cortar custos é uma das principais prioridades no mundo corporativo. Independentemente do porte, uma empresa precisa gerenciar os recursos financeiros com maestria para manter as atividades e estar menos vulnerável a crises. Esse aspecto tem contribuído para o fortalecimento do conceito de hot desk.

Dependendo da situação, uma empresa não necessita  ter um escritório fixo para executar os trabalhos com agilidade e eficiência. É um fator que deve ser levado em consideração pelos gestores, porque influencia no investimento feito para manter o negócio.

Neste post, vamos apresentar vários detalhes sobre essa nova tendência que está modificando o estilo de trabalho em muitas organizações. Confira!

Hot Desk: o que é e como funciona?  

Essa prática consiste na utilização de estações de trabalho de maneira livre, ou seja, sem a famosa marcação de lugar. Dessa forma, elas podem usadas por qualquer empregado, independentemente da gerência ou do nível de hierárquico, no momento que julgar adequado. 

O hot desk é uma iniciativa que tem relação com a teoria de trabalho criada por Erik Veldhoen, em que todos não precisam usar uma mesa diariamente. De acordo com esse pensamento, os funcionários evitam o acúmulo de bagunça ao mudar de lugar.

Outro ponto positivo é a possibilidade de interagir com mais colegas, o que ajuda na elaboração de novasideias e no engajamento. Esse modelo de organização do trabalho está sendo muito adotado para incentivar a inovação com equipes móveis que trabalham com horários flexíveis.

Se uma empresa, por exemplo, opta pela contratação de funcionários temporários para a execução de um determinado projeto, o hot desking é uma alternativa interessante. Afinal, vai proporcionar a esses empregados uma maior mobilidade, produtividade e mais condições de interagir com colegas de outras áreas.

Dependendo da estrutura da empresa, é possível ser destinados ambientes separados para reuniões ou descanso. A flexibilidade no uso do espaço de trabalho é uma tendência cada vez mais forte no mundo corporativo.

Uma prova disso é a expansão do coworking que se caracteriza pelo compartilhamento de escritórios entre pessoas de várias áreas ou até de empresas diferentes. Essa iniciativa tem sido muito adotada para desenvolvimento de projetos inovadores e a prática de networking.

As vantagens dos Hot Desks

O mercado de trabalho vem passando por diversas mudanças nos últimos anos, provocadas pela transformação digital e a necessidade de as empresas e funcionários terem um maior foco na melhoria contínua.

Esse conjunto de fatores tem contribuído para o hot desk ser cada vez mais utilizado. Pensando nisso, vamos apresentar algumas vantagens em adotar esse modelo. Acompanhe!

Melhora a comunicação no ambiente

À medida que os funcionários têm liberdade para ficar onde consideram mais adequado no momento, maiores serão as chances de interagir com colaboradores de outros setores. Isso é fundamental não apenas para compreender melhor as atividades da empresa, mas também para criar uma relação mais próxima com os colegas de trabalho.

Isso é muito positivo para o empregado assimilar os valores e as práticas de trabalho adotadas pela companhia. Também contribui para estar mais identificado com os objetivos institucionais, o que ajuda a entender melhor o papel na empresa e como as tarefas devem ser executadas.

Manutenção do foco

Dar mais mobilidade aos funcionários também pode ajudar a manter o foco nas ações que são mais importantes. Por exemplo, uma equipe, com funcionários de diferentes áreas precisa estar mais próxima para articular as atividades de um determinado projeto.

Nesse caso, eles se organizam e ficam durante uma semana, no mesmo ambiente para articularem melhor as ideias.  Essa postura, sem dúvida, colabora para os empregados estarem mais atentos às iniciativas necessárias para o cumprimento das metas e o sucesso da corporação. 

Mais flexibilidade

Ao apostar no hot desk, uma companhia pode disponibilizar vários ambientes para o funcionário, de acordo com a demanda. Por exemplo, pode ser criada uma sala de treinamento para uma equipe de forma temporária.

A capacitação é um dos fatores mais importantes para os empregados serem mais produtivos e qualificados. Além disso, proporciona mais conhecimento, o que é essencial para haver um maior foco em inovação.

Se uma empresa deseja estar mais atenta às tendências do mercado e dos stakeholders, precisa ter mais flexibilidade. Do contrário, terá grandes dificuldades de oferecer aos clientes um serviço diferenciado.

Redução de despesas

Em um momento de instabilidade econômica, é muito importante que as corporações estejam preocupadas em minimizar as despesas. Em outras palavras, é preciso evitar, ao máximo, qualquer gasto que possa ser eliminado com uma boa gestão.

Esse item tem fortalecido bastante o uso do hot desk, porque a empresa não necessita ter custos para manter escritórios fixos para um grande volume de funcionários. Com mais recursos financeiros à disposição, uma empresa tem não apenas mais condições de enfrentar imprevistos, mas também de investir em tecnologia de forma estratégica.

É inegável que a redução de despesas é uma das prioridades das corporações. Afinal, é muito importante manter o nível de competitividade para conseguir resultados mais expressivos e atingir o crescimento sustentável.

A importância da tecnologia para o Hot Desk

Explorar o avanço tecnológico é imprescindível para uma empresa estar mais capacitada e seguir as melhores práticas de gestão.  A decisão de optar pelo hot desk não pode ser uma medida guiada apenas com base no modismo.

Ou seja, é fundamental que a companhia compreenda como essa prática pode ser implantada para agregar valor e tornar os colaboradores mais produtivos e atentos às metas institucionais. Essa postura é bastante válida para atingir resultados com esse modelo de escritório de forma consistente.

Também é essencial contar com um parceiro que ajude na estruturação do espaço de trabalho. A DigitalnetBR se caracteriza pelo fornecimento de soluções para videoconferências e salas para reuniões.

A transformação digital é um fenômeno que veio para ficar. Uma prova disso é a expansão do hot desk, que permite as empresas a contar com uma maior mobilidade e criar espaços destinados para a inovação, com redução de custos.

Se pretende conhecer melhor esse novo conceito de escritório, agende uma reunião com a nossa equipe agora mesmo! Estamos à disposição para mostrar como essa alternativa pode ser um grande diferencial para o seu negócio!

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.