Como calcular o retorno sobre investimentos em projetos de comunicação remota?

Qualquer empresa, independentemente de seu tamanho, deve estar sempre atenta ao ROI. Afinal, essa métrica, muito comum no ambiente corporativo, visa analisar todos valores de uma ação estratégica, do quanto foi gasto ao lucro gerado. Ou seja, qual o retorno que determinado investimento pode ou não gerar a uma companhia.

Existem algumas fórmulas e maneiras de fazer o cálculo de indicador, que, inclusive, pode ser utilizado em diversas situações. Os investimentos em comunicação, por exemplo, devem ser constantemente analisados, visto que é possível economizar com a estratégia correta.

Confira nosso material e descubra como é possível maximizar o lucro da sua companhia através de um projeto de comunicação remota.

O que é ROI em comunicação?

O termo Return on Investment (ROI) é utilizado pela grande maioria das empresas. Diversos são os departamentos que precisam realizar essa análise para ter suas ações aprovadas. Do marketing à engenharia, do financeiro ao TI, todos devem entender o conceito.

Da mesma maneira, para a comunicação, é importante utilizá-lo para definir as melhores oportunidades, bem como quais renderão mais economia à empresa.

Enfim, entre tantas inovações e tecnologias capazes de potencializar essa infraestrutura, os investimentos em comunicação ganham ainda mais relevância.

Qual a importância de calcular o ROI em projetos de comunicação?

A comunicação é fundamental dentro de qualquer organização. Seja para manter o contato interno, com os fornecedores ou clientes, ela faz a diferença em qualquer negócio.

Entretanto, diante de um mercado transformado digitalmente, passa a ser necessário buscar novas soluções que, além de economicamente viáveis, também sejam mais tecnológicas e funcionais.

Com isso em mente, diversas companhias têm buscado nos sistemas de videoconferência uma saída para tal situação, dado que esse modelo auxilia no contato com o ambiente externo de maneira mais funcional e prática.

Para investir nessa tecnologia, porém, é preciso comprovar sua eficácia, bem como a redução de custos que trará. Para tanto, principalmente os departamentos de TI, têm se apoiado nos cálculos de ROI para comprovar os benefícios desses projetos.

Quais os principais parâmetros de um investimento em comunicação?

Quando se fala de trocar qualquer tipo de tecnologia em uma empresa, é normal que haja resistência. Dos valores envolvidos à real necessidade dessa mudança, diversas são as questões levantadas. Por isso, é preciso analisar alguns parâmetros a fim de comprovar, através de dados, a eficácia de tal investimento.

Departamento Comercial

Um dos departamentos que mais se beneficiará da adoção de um sistema de videoconferência é o comercial. Por manter contato direto com os clientes, ele se aproveitará de uma abordagem mais próxima para fechar negócios.

As chamadas remotas permitem uma aproximação com os possíveis compradores, o que torna toda a experiência mais completa. Com uma boa apresentação e esse contato olho a olho — mesmo a distância — fica mais simples vender o que for.

Além disso, essa é uma oportunidade que oferece muito mais mobilidade aos vendedores. Dessa forma, eles não precisam estar, necessariamente, no escritório, ao mesmo tempo que a companhia pode economizar com aluguéis de salas e deslocamento de seus representantes.  

Com isso em mente, entende-se que a economia financeira da empresa se eleva, assim como o faturamento e os lucros. Voltando ao assunto principal deste artigo, portanto, pode-se dizer que o ROI desse modelo se apresenta cada vez mais interessante.

Departamento Administrativo

Outro setor bastante beneficiado pela adoção de soluções remotas em uma companhia é o administrativo. Inclusive, essas vantagens são ainda mais claras se a empresa tiver diversas filiais espalhadas.

Por meio da tecnologia, a comunicação torna-se mais simples e direta, visto que poderão ser feitas reuniões com pessoas dos mais variados lugares do mundo como se todos estivessem juntos.

Nesse contexto, também vale ressaltar o contato dos colaboradores com o mercado, clientes e fornecedores. Isso porque, a agilidade proporcionada aos atendimentos, aumentará o engajamento do consumidor. E, como se sabe, um cliente satisfeito traz mais lucros às organizações.

Em resumo, tudo isso reflete em um ROI alto, visto os expressivos resultados em cima do seu custo total. E, no final, é isso que qualquer gestor deseja, investir de maneira certeira para garantir o crescimento sustentável do seu negócio.

Como calcular o ROI em projetos de comunicação?

Chega-se então no ponto de maior importância de todo o tema de ROI em comunicação: o cálculo.

É nesse momento que é definida a real eficácia — ou não — de uma estratégia, assim como a viabilidade do projeto como um todo. Para tanto, é preciso seguir uma fórmula bastante simples.

Para ficar mais claro, segue abaixo um exemplo:

A Companhia X investiu R$10.000 em uma tecnologia remota para melhorar sua comunicação interna e externa. Nos primeiros doze meses, foi possível notar uma economia de R$2.500,00 por mês, entre deslocamentos, aluguéis, manutenção e disponibilidade do sistema.

Com isso, tem-se que:

Dessa forma, entende-se que o ROI dessa ação será de 2, ou 200%. Ou seja, para cada real investido, a Companhia X obteve 2 de economia.

Como a comunicação remota ajuda o ROI em sua companhia?

Com tudo o que foi apresentado acima, é possível entender que diversos são os benefícios de se calcular o ROI ao implementar a comunicação remota. Além da comprovação da economia, também se vê uma maior facilidade de fechar negócios.

A mobilidade da equipe fica maior, ao mesmo tempo em que diminui a necessidade de viagens, deslocamentos e até manutenção em sistemas de telefonia.

Na prática, reuniões tornam-se mais ágeis a partir de vídeo chamadas, e os valores poupados se transformam em lucro. Contudo, para isso, é preciso contar sempre com bons fornecedores, como é o caso da DigitalnetBR.

Com as melhores e mais eficientes soluções para sua companhia, temos o necessário para otimizar sua comunicação. Nossos produtos e serviços inovadores são o que você precisa para fazer sua empresa evoluir e crescer junto ao mercado.

Ficou interessado? Entre em nosso site e confira todas as tecnologias que podemos oferecer a você. Se tiver qualquer dúvida, basta entrar em contato conosco que ficaremos felizes em te responder!

 

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>