PABX em Nuvem: conheça os benefícios que ele traz para a sua empresa

A telefonia tradicional é capaz de gerar grandes custos, que podem passar até despercebidos pelas empresas. O movimento de digitalização corporativa vem acontecendo com força no mundo inteiro e isso também impacta a forma e os serviços que utilizamos para a comunicação.

O PABX tradicional funciona como uma central telefônica, com um aparelho principal que se conecta a outros através de ramais. Dessa forma é possível se comunicar entre diferentes departamentos internos e configurá-lo para que o redirecionamento seja feito de forma automática. Porém, na versão analógica do serviço, ainda é obrigatório adquirir e utilizar telefones fixos para todos os setores. É por isso que, ainda que a comunicação interna e externa seja primordial para o sucesso dos negócios, a telefonia comum, já tem seus dias contados.

Atualmente, a flexibilidade e mobilidade precisam ser garantidas pelas empresas para que seus funcionários consigam exercer suas funções – sem necessariamente estarem presentes em um escritório físico. E isso vale tanto para profissionais em home office quanto para aqueles que já se encontram em movimento, como é o caso de vendedores externos.

O que é PABX em nuvem e como ele funciona

A verdade é que as comunicações em nuvem já estão no nosso cotidiano – como pessoas físicas. O uso de aplicativos de chamada como o Teams da Microsoft e os mensageiros como Whatsapp e Telegram já rodam em nuvem e são amplamente adotados pelos usuários.

Mas o mundo corporativo tem necessidades e desafios diferentes. Custo, segurança e adaptabilidade são parâmetros fundamentais para adoção corporativa.

O PABX em nuvem funciona como um Saas (Software as a Service) e também conta com ramais, redirecionamento automático de chamadas e é de fácil implementação. Diferente da versão analógica, atualizar o sistema inteiro é muito mais simples e seguro, já que tudo é feito através da internet.

Ao invés dos dados de voz serem enviados de um telefone a outro, o modelo em nuvem transfere dados digitais, que transformam os sinais de voz em formato binários, entre um computador e outro, ou entre um computador e um telefone comum.

Para não ficar refém dos aparelhos telefônicos físicos nos escritórios e dos altos custos de adquirir equipamentos, além dos custos das chamadas em si, a melhor opção para as organizações atualmente é o PABX em Nuvem.

A importância do PABX em nuvem para os negócios

Um bom atendimento é imprescindível para vender e fidelizar seus clientes. O fluxo de comunicação é essencial para atender bem – isso inclui disponibilidade e rapidez.

Empresas de todos os tamanhos podem se beneficiar. Profissionais autônomos, colaboradores em home office, equipes com vendedores externos e até matrizes e filiais podem se comunicar através do sistema em nuvem. Cada ligação perdida pode deixar de ser uma venda e estar sempre à disposição dos consumidores pode fazer uma grande diferença para as empresas.

Ao contar com um PABX na nuvem, os aparelhos de telefone fixo e celulares corporativos se tornam dispensáveis já que só é preciso uma conexão com a internet. Tampouco é necessária a instalação de softwares em todas as máquinas e dispositivos. Dessa forma, qualquer computador e qualquer celular podem receber e realizar ligações corporativas, de qualquer parte do mundo, desde que seus usuários sejam autorizados, claro.

Outras funções como gerenciamento de usuários, ligações de longa distância e internacionais, URA, gravação de chamadas e relatórios podem aumentar os custos de um PABX tradicional, o que não ocorre na versão em nuvem.

A segurança da informação também recebe os benefícios uma vez que não é preciso alterar toda a estrutura de TI. Ao contar com um provedor confiável, as gravações das ligações não ficam à mercê de hackers e invasores. Manter tudo atualizado e conceder acesso a usuários diversos, assim como a criação destes, fica muito mais simples. E através de um bom monitoramento qualquer atividade não convencional pode gerar alertas, avisando as equipes responsáveis antes que qualquer dano seja realizado.

Quais os benefícios que o PABX em nuvem oferece para a sua organização

O baixo investimento inicial, a facilidade de uso e o corte de custos com aparelhos e minutagem são só algumas das vantagens.

Redução de Custos: Sem a necessidade de telefones físicos e sem custo por minutagem, os gastos diminuem enquanto a produtividade aumenta.

Manutenção: Dê adeus à bagunça de fios e aparelhagem por todo o escritório.

Transbordo de chamadas: Caso o ramal esteja ocupado, a ligação pode ser transferida automaticamente.

Maior capacidade de ramais: Ramais podem ser adicionados, alterados ou removidos através de software, de forma fácil e rápida.

Mobilidade: Faça e receba ligações onde estiver, de qualquer lugar do mundo, sem nenhum custo extra.

Flexibilidade: Altamente escalável, já que demanda apenas espaço na nuvem.

Gravação de Chamadas: Para auditorias e treinamentos, as gravações podem ser acessadas facilmente apenas por usuários previamente autorizados. 

Integração com outros serviços: Porteiros eletrônicos, CRM e ERP podem ser integrados com o sistema de PABX na nuvem

Geração de relatórios: Quantidade de ligações realizadas, recebidas, média de tempo e várias outras métricas podem ser monitoradas, incluindo em tempo real.

Treinamentos: Com fácil usabilidade, a adoção é maior, sem a necessidade de diversos treinamentos.

Se a sua empresa já conta com um sistema de PABX, fazer o upgrade para a versão em nuvem pode ser extremamente vantajoso. E para as companhias que não possuem nenhum tipo, os benefícios também são muitos.

A integridade e otimização que o PABX em nuvem necessita também se aplica na hora de encontrar um provedor confiável para implementar e manter esse sistema. Ter uma equipe especializada para identificar as necessidades da sua empresa, elaborar o projeto ideal e realizar toda a instalação é fundamental para garantir que tudo funcione da melhor forma.

A DigitalnetBR é uma parceira estratégica para as mais diferentes corporações, independentemente de seu tamanho. Fale com um de nossos especialistas e agende uma reunião para conhecer as melhores soluções para o seu negócio.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.