Videoconferência Fatos X Mitos

Videoconferência Fatos X Mitos

Cada vez mais presente no meio corporativo e no dia-a-dia das pessoas, a videoconferência ainda gera algumas dúvidas sobre sua utilização, principalmente, no que diz respeito a infraestrutura necessária para um projeto adequado.

Veja abaixo alguns mitos e fatos criados sobre a videoconferência:

Videoconferência pode ser feita somente dentro  de minha organização; não posso incluir clientes e fornecedores  em minhas videoconferências.

MITO – As soluções atuais de Videoconferência  permitem a colaboração em tempo real1 de praticamente qualquer ambiente, desde uma lanchonete  com WiFi até um escritório doméstico ou uma sala de diretoria, permitindo que os clientes e parceiros tornem-se parte de seu ecossistema de vídeo de maneira fácil e segura. A partir  de um sistema de Videoconferência, equipes e indivíduos podem colaborar  por vídeo de maneira eficiente, e com as opções de compartilhamento de conteúdo  atuais, os participantes são capazes de compartilhar apresentações, planilhas e outros tipos de conteúdo. Com a Videoconferência de alta resolução, as reuniões são mais produtivas, os custos são drasticamente reduzidos e as decisões tomadas são mais rápidas e efetivas.

Videoconferência ajuda o meio ambiente

FATO – Ter uma organização amiga da natureza nunca foi tão importante. É cada vez maior a  percepção do mercado de que as empresas precisam apoiar a gestão de um meio-ambiente sustentável. Cadacarro reunião realizada – e viagem de negócios evitada – por meio do uso da colaboração traduz-se em menores emissões de carbono, geradas por carros, ônibus e aviões.

Quando soluções colaborativas são disponibilizadas, elas permitem as equipes realizarem  suas funções remotamente, reduzindo gastos com combustíveis (energia) como também a emissão de carbono, principal vilão do aquecimento global.

Videoconferência usa muita largura de banda, prejudicando minha rede.

MITO – As chamadas de vídeo são realizadas por meio de uma variedade de larguras de banda, tendo como base a necessidade de cada reunião (p.ex. reunião executiva, conferência com clientes, sessão semanal de projeto, etc) . As soluções de Videoconferência mais modernas, são de alta resolução e oferecem uma excepcional qualidade de vídeo, áudio e conteúdo com qualquer largura de banda, se adequando até a pequenas larguras de banda.

 

Sistemas de diferentes fabricantes não podem se conectar entre si.

FATO e MITO – Esta resposta é complicada devido as diferentes abordagens tomadas por alguns conectividadefabricantes, que se aderem ou não aos padrões estabelecidos. A maioria dos sistemas de Videoconferência de alta definição baseados em  padrões abertos interoperam entre si suportando também  sistemas tradicionais de Videoconferência  baseados nestes padrões.

Para sustentar o valor de qualquer  investimento em Videoconferência a longo prazo, é interessante buscar soluções que utilizem  tecnologias baseadas em padrões, como o H.264, que é um padrão aberto e licenciado, compatível  com as técnicas mais eficientes de compactação de vídeo disponíveis atualmente.

Videoconferência é cara.

MITO – À medida  que  a tecnologia  melhorou, o custo  inicial  de aquisição  dos sistemas de Videoconf1425523291_money-512erência diminuiu.  Muitas  empresas  se deram  conta  que  um projeto, bem estruturado de videoconferência,  tem seu retorno sobre o investimento em cerca de 6 e 24 meses, levando em conta  somente  o retorno sobre bens tangíveis, como: gastos com viagens, deslocamentos e hospedagens.

Mas podemos  levar ainda em consideração, outros fatores, como, a melhora  na produtividade, o aumento  na velocidade  na tomada  de decisões, o ganho de tempo  evitando deslocamentos e até mesmo a diminuição do stress e a insegurança gerados pelo trânsito  e a violência  urbana.

Outro  ponto  interessante  é a diminuição  na emissão de carbono quando se evita utilizar o carro, ônibus e aviões. Além de entregar ganhos tangíveis, com um ROl de 6 a 24 meses, a  Videoconferência também traz ganhos intangíveis como bem-estar e qualidade de vida para as equipes que fazem uso da videocolaboração.

Videoconferência é somente para reuniões de diretoria É muito  para os meus requisitos.

MITO – Desde a Televisão HD, até os Smartphones , a  qualidade das com2unicações visuais estão transformando a maneira com que as pessoas aprendem, vivem e trabalham – e a Videoconferência não é exceção, permitindo a interação ao vivo por vídeo e utilizando desde um PC desktop, salas de conferência, auditório, salas de telepresença imersiva e praticamente qualquer outro tipo de ambiente, as soluções atuais de Videoconferência  atendem a qualquer  aplicação, orçamento e área disponível.

Além disso, seu poder estende-se para além do vídeo e da voz: ao permitir que as pessoas compartilhem conteúdo multimídia, desde apresentações, desenhos e até vídeos. As  equipes podem comunicar-se e tomar decisões usando as ferramentas de vídeo mais eficientemente como nunca antes.

A videoconferência está mudando o futuro dos negócios

FATO – A videoconferência vem se tornando cada vez mais indispensável no dia a dia das organizações, indo muito além daimg_acordo_vetor economia com viagens.

Existem diversos benefícios que a videoconferência tem oferecido aos seus usuários que mudaram completamente a sua forma de trabalho. O ganho em eficiência e produtividade gera uma economia de tempo e de recursos. Uma maior efetividade na comunicação, gera uma maior agilidade na tomada de decisões, criando um diferencial competitivo para sua empresa.

 

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.