Conheça os equipamentos indispensáveis para uma videoconferência

videoconferência está presente no dia a dia de um número cada vez maior de empresas. As vantagens são muitas: possibilitam uma maior agilidade para instituições e empresas que necessitam se comunicar de maneira ágil e efetiva; é uma excelente alternativa para evitar deslocamentos desnecessários e filas, como de aeroportos lotados; e, com a diversidade de equipamentos disponíveis, as soluções de videoconferência se adequam a todas as necessidades.

No texto a seguir, reunimos algumas dicas e sugestões sobre como montar a sala de videoconferência ideal. Confira!

Sala de videoconferência

Ao contrário do que alguns pensam, há uma grande diferença entre uma vídeo chamada e uma videoconferência. Enquanto a primeira requer compatibilidade de formatos de equipamentos ou programas para poder ser realizada, a videoconferência tem a tecnologia que se adapta a diversos formatos no mundo todo, com uma estabilidade de chamada muito maior, com muito mais recursos e com qualidade superior.  Confira mais na nossa fanpage do Facebook!

Aparato necessário

Para montar uma sala de reuniões são necessários os seguintes equipamentos de videoconferência:

  • Tela: pode ser um monitor, uma televisão ou uma tela de projeção. Quanto melhor a qualidade da tela, melhor e mais pessoal a experiência. Caso opte por um projetor, fique bem atento à qualidade e aplicação destes e, de preferência, converse com nosso time de especialista na hora de escolher, pois, existem vários no mercado, saiba mais.
  • Câmera: a quantidade pode variar de acordo com o tamanho do ambiente a ser filmado. Nas salas maiores e em auditórios uma pode ser destinada para documentações.
  • Conexão: certifique-se que tenha uma velocidade e qualidade estável para que suas conversas não sejam interrompidas por falhas no sistema.
  • Microfone: se a sala for muito grande, haverá a necessidade de dois ou mais microfones. Se for de tamanho reduzido, um equipamento de boa qualidade, como o SoundStation IP 7000 da Polycom, será o ideal.
  • Software: em uma reunião com um número maior de participantes, ele conecta pontos diversos na mesma chamada. O aparelho utilizado chama-se CODEC, é ele quem transforma imagem e áudio em dados que posteriormente serão transmitidos pela internet.
  • Amplificadores e alto-falantes: em ambientes maiores, como anfiteatros e auditórios, eles irão distribuir os sons e vozes de maneira eficiente permitindo que todos ouçam com clareza.

Formato da sala

  • Salas pequenas: Alocam de 2 a 6 pessoas confortavelmente, podem possuir diversos formatos, variando conforme o espaço disponível, câmeras de boa qualidade garantem uma capitação perfeita de todos os participantes.
  • Salas médias: Também conhecidas como salas de Telepresença Imersiva, são indicadas para reuniões de 6 a 12 pessoas. Entregam uma qualidade de imagem e som muito parecida com a realidade.
  • Salas grandes ou auditórios:  ideal para grandes eventos e apresentações corporativas. Para um perfeito funcionamento, projetores de boa qualidade e equipamentos de sonorização são indispensáveis.

Um profissional pode monitorar toda a aparelhagem durante a sessão para que não haja preocupações com os equipamentos. Dependendo do tipo de reunião, sua contratação pode ser interessante e, no caso dos auditórios, dependendo do projeto, é indispensável. Essa pessoa poderá, ainda, aconselhar os participantes sobre como eles devem se comportar e se posicionar durante a reunião.

E então, o que achou das nossas dicas? Estamos a postos para buscar esclarecer qualquer dúvida! No nosso Facebook você poderá encontrar muito mais conteúdo e também contar com nossa equipe para se informar sobre tudo que envolve equipamentos para videoconferência. Te esperamos lá!

 

11 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.