Saiba mais sobre o sistema de Videoconferências.

Empresas com filiais ou equipes espalhadas por diversas localidades e unidas em um mesmo projeto, normalmente encontram desafios na integração entre seus colaboradores. A necessidade de constante comunicação sobre etapas a serem trabalhadas e a apresentação de resultados, torna oneroso o encontro entre as equipes distantes geograficamente.

Para minimizar o impacto deste tipo de situação é fundamental conhecer ferramentas que possam facilitar a comunicação nas empresas. Em nosso post de hoje, entenda o que é a videoconferência e saiba como essa tecnologia ajudará a aumentar a produtividade da sua organização e a diminuir custos. Confira!

O que é videoconferência?

Videoconferência é uma solução que permite que pessoas que estejam em regiões distintas sejam ebook2conectadas, em tempo real, por meio de equipamentos que transmitem vídeo, áudio e conteúdo (uma apresentação Power Point por exemplo) com alta qualidade.

Esse recurso oferece uma maior interatividade entre os profissionais, já que permite a experiência de proximidade o contato face-a-face entre os participantes da reunião, o que garante naturalidade à troca de informações.

A experiência do usuário é o ponto chave! A principal diferença entre uma solução de videoconferência e uma solução Skype, Hangouts ou qualquer outra solução de chamada por vídeo baseado exclusivamente para computadores é a experiência durante a chamada.

A solução de videoconferência projetada adequadamente para o ambiente onde será utilizada pode oferecer qualidade de áudio, vídeo e colaboração excepcionais aos participantes de uma reunião, proporcionando a experiência e o conforto semelhantes ao de uma reunião presencial.

O ideal em um projeto de videoconferência é que estas soluções se complementem, proporcionando o conforto para os participantes que podem utilizar tanto os ambientes (salas) devidamente equipados, quanto as soluções baseadas em computadores, tablets e celulares que atendem aos usuários que estão em constante mobilidade.

Como funciona uma videoconferência?

7200-67259-001-2

O sistema de videoconferência funciona através da captação e compressão de áudio e vídeos produzidos por meio de um Codec (com câmera e microfone) ou de um computador, ou até mesmo dispositivo móvel, e transmitidas através das redes de telecomunicações. Os codificadores e decodificadores desse processo são softwares e hardwares de alta tecnologia que estão disponíveis no mercado para compra ou locação.

Existem dois tipos de soluções em videoconferência:

  • A primeira delas é a ponto a ponto, que funciona através de uma conexão de vídeo direta entre dois pontos;
  • A segunda é a multiponto, que permite que três ou mais pessoas em diferentes locais se conectem. Esse sistema é bastante funcional por oferecer uma imagem de alta qualidade e por permitir que profissionais em salas de reunião, em mesas de trabalho, em viagens ou mesmo em casa, consigam se reunir como se todos estivessem presentes em um mesmo local.

Quais são os benefícios do uso da videoconferência?

Ao contrário do streaming, que funciona de maneira unilateral, ou seja, apenas uma pessoa fala enquanto as outras escutam, a videoconferência permite a interatividade entre os seus participantes.

Para as organizações, este sistema é extremamente vantajoso, pois reduz consideravelmente os gastos com deslocamento, com conversas telefônicas e o tempo para a tomada de decisões – o que, consequentemente, diminui também os valores em relação aos recursos empregados. A associação de todos esses componentes promove ainda uma melhor produtividade, o que contribui para a excelência da performance organizacional.

Entendeu como a videoconferência funciona? Possui alguma dúvida ou deseja fazer algum comentário sobre esta questão? Compartilhe conosco sua opinião enviando-nos uma mensagem!

1 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.