Guia de Set up para montar uma sala de videoconferência ideal

O ano de 2020 quebrou muitos paradigmas e um dos principais está relacionado ao comportamento das empresas no âmbito da gestão e planejamento de trabalho de suas equipes. Afinal, o trabalho remoto se tornou uma realidade, por isso foi preciso se adaptar rapidamente a ele.

Então, se você é gestor ou até mesmo proprietário de uma empresa e está sempre em busca de informações sobre as tendências de mercado, certamente já ouviu falar sobre o papel da videoconferência.

A prática já integra a rotina de diversas empresas. Pensando nisso, elaboramos este post que traz dicas de setup para montagem de uma sala de videoconferência. Confira!

Aparelhos e tecnologias fundamentais para salas de videoconferência

Se você está pensando em montar uma sala de videoconferência na sua empresa, deve começar o seu planejamento partindo da aquisição de equipamentos específicos para este fim.

A seguir, elencamos alguns dos principais aparelhos que devem integrar a sua sala. Acompanhe!

Sistema de videoconferência

Para garantir uma comunicação de qualidade e sem pausas ou falhas é fundamental investir em um bom sistema.  Nesse combo, devem estar listados equipamentos como televisão, computador, microfones, câmeras e sistemas de som.

Software de videoconferência

Além dos equipamentos de hardware, uma boa conexão de banda larga e um software específico de videoconferência vão trazer mais profissionalismo e evitar problemas de transmissão durante as suas reuniões.

Tela

A tela deve ser adequada ao tamanho da sala e as necessidades específicas do seu negócio. Se as reuniões vão integrar muitos participantes, vale a pena investir em uma tela maior.

Nesse caso, o suporte de uma empresa especializada no assunto vai fazer toda diferença. O atendimento especializado garante a aquisição de equipamentos de qualidade e direcionados às demandas da sua empresa.

Solução de integração de áudio

Lembre-se de verificar a existência de tomadas suficientes dentro da sala, bem como de entradas HDMI, USB e VGA.

O computador deve ter capacidade de executar funções como chamadas telefônicas via internet, transferência de vídeo para a TV via cabo HDMI e áudio para os alto-falantes via USB. Uma solução de integração de áudio também é importante pois vai garantir uma comunicação em volume e qualidade adequados.

5 dicas para melhorar a ambientação nas salas de conferência

Além de estar atento ao uso de equipamentos e softwares é importante criar um ambiente com iluminação e acústica direcionados a qualidade das videoconferências.

Iluminação

A iluminação deve ser projetada pensando no conforto visual dos participantes. Os especialistas indicam o uso de luzes com intensidade regulável, que podem ser usadas tanto para escurecer quanto para aumentar a luminosidade do ambiente, sempre considerando as necessidades e o nível de incidência de luz solar.

Acústica

Outro aspecto que deve ser levado em consideração é o isolamento acústico. Ele deve ser eficiente, protegendo o ambiente dos sons externos. Com isso, você não corre o risco de a sua reunião ser prejudicada por ruídos.

Além disso, o isolamento acústico também é importante pois impede que pessoas de fora escutem os assuntos que estão sendo discutidos dentro da sala.

Mobília

A mobília deve ser pensada de forma a atender a organização e posicionamento adequado de todos os equipamentos, bem como à quantidade de pessoas que vai utilizar a sala de videoconferência.

Climatização

Outro aspecto importante e que precisa ser levado em consideração é a climatização. Climatizadores e aparelhos de ar-condicionado trazem mais conforto para o espaço, permitindo a realização de reuniões mais demoradas, independente do clima.

Conexão

Não é possível fazer boas reuniões se você não tiver uma boa conexão de banda larga. Avalie junto com a empresa contratada para oferecer os serviços de montagem da sala de videoconferência qual é a velocidade recomendada de acordo com as necessidades e o volume de reuniões que serão realizadas.

Monte sua sala de videoconferência com a DigitalnetBR

O tamanho do espaço deve ser ajustado de acordo com as necessidades da sua empresa. Empresas de grande porte devem investir em salas maiores, já que o uso será mais amplo. Por outro lado, pequenas empresas podem destinar um ambiente mais intimista, que será suficiente para atender suas demandas de reunião.

Ciente disso, a DigitalnetBR é uma empresa especializada em tecnologia, que oferece ao mercado soluções completas e totalmente flexíveis às necessidades de cada cliente. Além do suporte na estruturação de salas de videoconferência, também atua com telefonia corporativa, telefonia em nuvem, telefonia para Teams e soluções integradas para canais de atendimento.

A empresa também presta consultoria na estruturação de salas de conferências, soluções para escritórios inteligentes, huddle rooms, telemedicina, automação de áudio e vídeo e serviços em nuvem onpeople.

Atendemos empresas de diferentes portes e segmentos de atuação. Se você quer montar a sala de videoconferência ideal para as necessidades da sua empresa, entre em contato conosco e descubra como podemos contribuir para o sucesso e eficiência operacional do seu negócio!

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>