Como aumentar a produtividade do seu time? Liberte a Colaboração

Aumentar a produtividade da equipe costuma ser uma necessidade da maioria dos gestores. Ainda mais em tempos de crise, como agora.

A questão é que muitos não sabem o que fazer para garantir a produtividade em momentos de recessão nos cenários econômicos e financeiros, uma vez que muitos colaboradores se apresentam dispersos e apreensivos com os rumos profissionais dentro da instituição.

Para garantir e aumentar a produtividade de seu time, selecionamos 5 dicas infalíveis. Confira nesse post!

Conheça bem sua equipe

consultoria-executiva

Conhecer bem seus colaboradores significa saber quais as fragilidades e qualidades de cada um. Ter essa informação é um elemento essencial para determinar as tarefas que serão delegadas e quem irá executá-las.

Esse simples procedimento contribuirá quase que instantaneamente para aumentar a produtividade e a colaboração.

Além disso, esse conhecimento ajudará no processo de desenvolvimento de seu pessoal, pois será possível ajudar na capacitação de cada um, de acordo com as necessidades específicas deles.

Forneça feedbacks regulares

feedback-png-image

Os feedbacks positivos devem ser dados em público, motivando e incentivando todos os funcionários.

Questões que envolvam toda a equipe, ainda que negativas, também devem ser abordadas coletivamente, sempre num tom incentivador, aumentando o senso de coletividade e colaboração.

Porém, os aspectos pessoais que envolvam seus colaboradores individualmente, devem ser tratados de forma mais discreta e particular.

O objetivo de dar feedbacks regulares é corrigir as rotas e fazer os ajustes necessários para que as metas sejam alcançadas.

Não tenha medo de dar feedbacks por julgar que podem ser desestimulantes, pois ao contrário, essa prática dá direcionamento e segurança aos indivíduos, tornando-os mais seguros em suas ações diárias.

Planeje e estabeleça metas

000-planejamento-estrategico-de-gestao-empresarial

Planejamento é a palavra-chave dentro de qualquer empresa que almeja saber como aumentar a produtividade de suas ações. Definir metas de curto, médio e longo prazo ajudará nesse quesito.

Todos os objetivos precisam estar claros e serem informados para todo o grupo estar envolvido e comprometido com os resultados.

Vale ressaltar que faz parte do planejamento criar alternativas plausíveis, caso as metas iniciais não sejam atingidas.

Ter esse “plano B” pré-determinado traz agilidade no contorno dos problemas que porventura surjam, facilitando a resolução.

Invista em treinamentos

treinamento-empresarial

Investir na capacitação de seus funcionários fará com que se sintam valorizados pela empresa, e os deixará mais comprometidos e interessados.

Essa é a análise meramente psicológica dos efeitos que os treinamentos produzem, contudo, evidentemente, do ponto de vista negocial, profissionais mais capacitados são mais eficientes e produtivos.

Os treinamentos não devem ser longos para que não se tornem cansativos, e devem sempre ter um elemento motivador ao final.

Ao promovê-los, não paralise o trabalho de toda a equipe, pois isso pode ter uma consequência negativa na produtividade. Melhor será estabelecer turnos, e fazer revezamentos nos cursos e atividades promovidos pela empresa.

Liberte a Colaboração. Aposte nas Videoconferências



O uso de videoconferências tem aumentado significativamente nos últimos anos. Definitivamente, este é um recurso que aperfeiçoa substancialmente muitas práticas dentro e fora da empresa, dando agilidade aos negócios como os tempos atuais exigem.

Um dos benefícios decorrentes do uso das videoconferências é a economia com gastos de passagem e hospedagem para reuniões realizadas em outras localidades.

Desse modo, muitos gestores têm lançado mão desse recurso tecnológico para encurtar distâncias, aumentar a colaboração entre os funcionários, ganhar tempo para outras atividades dentro da empresa, e consequentemente estar mais focado em como aumentar a produtividade.

Gostou do texto? Então, o compartilhe nas suas redes sociais!

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.