A importância de contar com um parceiro especializado em soluções de comunicação remota para projetos de Home Office

O mundo segue sendo transformado. A tecnologia, os processos, os hardwares… todos eles evoluíram. Com as ferramentas e o modo de trabalho não é diferente.

Mais especificamente com a pandemia do Covid-19 assolando todos os países, é imprescindível nos mantermos conectados. Ainda bem que temos a tecnologia e a internet para facilitar isso, não é?

É muito mais fácil e menos oneroso passar por períodos difíceis quando temos o apoio entre empresas, fornecedores e clientes, em uma relação de ganha-ganha que hoje se torna mais necessária do que nunca. Então como melhor se relacionar com seus parceiros internos e comerciais em tempos tão únicos? Confira o artigo que preparamos para você.

 

A videoconferência como aliada em tempos de home office

Muito tem se falado sobre as videochamadas como uma grande ferramenta para unir equipes e manter todos próximos e alinhados, mesmo que não fisicamente. Nós inclusive já falamos das duas mais conhecidas alternativas nesse sentido, o Zoom e o Microsoft Teams e como usá-las em todo o seu potencial em outro artigo.

No entanto, não temos dúvidas que em tempos de home office e trabalho remoto surgem novos desafios. O que antes era uma tendência, agora é a tábua da sobrevivência para empresas de todos os portes que precisam continuar funcionando sem colocar seus funcionários em risco.

Por outro lado, a tradição de unir todos os colaboradores em um único local durante horários combinados, em escritórios ou coworkings, tem como foco facilitar a comunicação, já que é muito mais rápido tirar dúvidas ou resolver problemas frente a frente, quando a pessoa está fisicamente próxima.

É engraçado pensar que até poucos anos atrás, essa era a única a opção. No entanto, atualmente, o problema começa quando dependemos muito mais da comunicação escrita, como o alto uso de e-mails e aplicativos de mensagens, que além de não terem “tom de voz”, gestos e expressões faciais, muitas vezes são assíncronas, o que pode diminuir a efetividade e entendimento da comunicação. Quando o respondente não necessariamente precisa responder na mesma hora, como uma conversa comum, mal entendidos podem acontecer facilmente, por exemplo.

Uma boa maneira para solucionar isso é realizar videoconferências e chamadas por voz de maneira online, como comentamos anteriormente. Assim, ao estabelecer um horário de trabalho, todos deverão estar conectados durante aquele período e disponíveis para conversas rápidas via chat ou para receber chamadas de seus gestores e colegas de trabalho. 

Nesse caso, não é necessário que todos os colaboradores estejam na mesma videochamada o tempo inteiro, mas sim que estejam online e preparados para receber chamadas que não necessariamente foram agendadas – como uma verdadeira conversa no escritório.

Ou seja, usar ferramentas de comunicação interna, como o Microsoft Teams, pode suprir a demanda de comunicados em tempo real para todos da empresa, incluindo conversas com grupos específicos (apenas gestores ou por projeto, por exemplo) e até conversas privadas.

Já o Zoom tem funções mais específicas para o uso de vídeo, permitindo realizar desde simples reuniões (internas, com clientes e/ou fornecedores), eventos como webinars e palestras e até aulas. As duas ferramentas são ótimas e a melhor escolha vai depender da necessidade da sua empresa.

Benefícios de se contar com um especialista em soluções de comunicação

Toda novidade tem uma curva de aprendizagem e adaptação e com o Home Office integral não é diferente. Utilizar as ferramentas em si não é uma tarefa difícil, já que a maioria de opções disponíveis conta com uma boa usabilidade até para usuários finais.

Entretanto, todos os gestores de TI, especialmente os da velha guarda que acompanharam várias transformações ao longo dos anos, sabem que os maiores desafios estão no antes e no depois da implementação: entender a demanda interna a fundo, observar o cenário do mercado como um todo, avaliar opções de produtos, custos financeiros e de pessoal, além de incentivar a adoção das novas ferramentas implementadas e dar suporte aos usuários finais.

E é por isso que ter um parceiro especialista na área é um grande trunfo. No cenário atual, enquanto a concorrência ainda está tentando entender e digerir tudo o que está acontecendo (no mundo real e no virtual, com novas tecnologias e tendências chegando a todo momento), as que possuem uma relação de ganha-ganha com seus parceiros passam na frente da concorrência pois contam com todo o conhecimento de especialistas à disposição.

Além de gerar vantagens competitivas ao ter informações em primeira mão, é possível diminuir os custos ao contratar a melhor ferramenta de acordo com as suas necessidades, sem desperdiçar tempo precioso ao procurar, filtrar e adequar o cenário para só então descobrir que aquela solução não funciona para o caso da sua empresa ou que adequar a infraestrutura irá sair muito mais caro do que o planejado.

Custos de oportunidade, de recursos humanos e principalmente financeiros podem ser minimizados ao contar com o parceiro certo. Manter todo o ambiente seguro e com todo o suporte necessário não pode ser deixado de lado, já que qualquer informação sigilosa vazada ou a falta de compliance podem trazer ainda mais dores de cabeça do que mover toda a operação corporativa do mundo físico para o digital, sem comprometer a produtividade do seu time de TI e acarretar em mais custos.

Para uma relação duradoura, é preciso ter parceiros de confiança. E para isso a comunicação não pode ter nenhum ruído. Seja entre colaboradores, entre empresa e clientes ou até mesmo com os seus fornecedores, os nossos especialistas estão sempre prontos em ajudar a sua empresa a crescer.

Atuamos desde 2005 e entendemos como ninguém como trabalhar com as tecnologias mais avançadas e extrair o melhor delas, fornecendo soluções completas com modelos de negócios consultivos e flexíveis. 

Esses são apenas alguns dos benefícios de se contar com um especialista em soluções de comunicação que os nossos clientes já conhecem:

Confiança: Somos integradores de soluções com certificações nível platinum e contamos com os melhores especialistas habilitados e certificados no nosso time. Somos reconhecidos pelos nossos clientes e pelo mercado, o que resultou em mais de 20 prêmios recebidos ao longo da nossa trajetória.

Suporte no Brasil: Suporte rápido, em português, por especialistas que conhecem o seu negócio. Esqueça a necessidade de calcular fusos horários para resolver algo ou precisar explicar o problema diversas vezes.

Licenciamento de ferramentas como Zoom: Compliance, lei geral de proteção de dados e segurança são apenas alguns dos motivos para ter ferramentas licenciadas para o seu cenário, mantendo seu ambiente de TI protegido.

Integrações: Provemos soluções de implementação, de adoção e de integração para agilizar e automatizar processos, gerando um aumento na agilidade na tomada de decisões, melhora na comunicação e colaboração para maior produtividade.

Experiência em grandes projetos: Atuamos em diversos segmentos, levando inovação e segurança para verticais que possuem desafios específicos e distintos, como indústrias, direito e medicina. Grandes projetos demandam grandes conhecimentos e equipe especializada para assegurar excelência do início ao fim.

Fale com a nossa equipe de experts para levar a inovação, produtividade e lucratividade para a sua empresa. Estamos sempre conectados com as mais novas tecnologias e com as necessidades do mercado e das empresas.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.