Por que o modelo híbrido de trabalho tem ganhado força no ambiente corporativo?

O ano de 2020 foi totalmente atípico. As demandas originadas pela pandemia mundial aceleraram mudanças que já vinham acontecendo de forma mais lenta no mercado.

A necessidade imediata de migração ao trabalho remoto e a oferta de horários de trabalho mais flexíveis se tornaram uma realidade quase instantânea. Até as empresas que nunca tinham operado dessa forma precisaram se adaptar.

Hoje, podemos dizer que as organizações empresariais identificaram no home office e no modelo híbrido ótimas oportunidades tanto para a empresa quanto para os seus colaboradores.

Afinal, esses novos formatos, quando gerenciados de forma eficaz, tornam as atividades mais dinâmicas e produtivas. Você quer saber a razão pela qual o modelo híbrido tem ganhado força no ambiente corporativo? Continue a leitura deste post e descubra!

5 benefícios do modelo híbrido de trabalho

Até pouco tempo, as empresas tinham pouca ou quase nenhuma experiência quando o assunto era home office. Por outro lado, os resultados alcançados no decorrer dessa migração destacaram vantagens importantes do trabalho remoto aliado ao presencial.

Confira, a seguir, algumas das principais.

1. Favorece o aumento da produtividade

Muitos empresários acreditavam que o trabalho em home office seria sinônimo de baixa produtividade. Entretanto, identificou-se justamente o contrário. Os profissionais que trabalham em casa se mostraram mais eficientes.

O ponto fraco desse modelo, porém, é a baixa interação social – aspecto fundamental na rotina dos profissionais e que traz impactos psicológicos.

Dessa forma, o modelo híbrido acaba sendo o melhor caminho, já que combina a produtividade do trabalho remoto com a interação e comunicação pessoal proporcionada pelo ambiente físico de escritório.

2. Aumenta a satisfação do colaborador

O modelo de trabalho híbrido traz mais liberdade aos funcionários, e essa autonomia contribui significativamente para a satisfação do colaborador.

Ao proporcionar um ambiente flexível, a empresa demonstra confiança, gerando redução da rotatividade de pessoal, aumento da qualidade de vida no ambiente de trabalho e uma força de trabalho engajada em ajudar a empresa a atingir os seus objetivos.

3. Reduz os custos

Os dois benefícios anteriores acabam contribuindo para um terceiro: a redução de custos organizacionais.

Com uma equipe mais engajada, funcionários mais produtivos e satisfeitos, haverá uma consequente corte de gastos associados à rotatividade e uma estrutura mais enxuta.

Assim, o trabalho se torna mais qualificado, contribuindo para que toda a cadeia se beneficie. Isso também aumenta a lucratividade, proporcionalmente.

4. Promove o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Ao oferecer uma opção híbrida, a empresa demonstra a preocupação com a qualidade de vida dos seus funcionários. Promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional torna os colaboradores felizes e, consequentemente, mais produtivos.

O formato permite que os funcionários consigam balancear sua vida pessoal e profissional de forma saudável e inteligente, podendo se dedicar com foco no trabalho e, ao mesmo tempo, conviver com a família, fazer atividades físicas e aproveitar os seus momentos de lazer.

5. Favorece a flexibilidade e contribui para a gestão do tempo

Com o modelo híbrido, as pessoas não precisam mais perder tanto tempo no trânsito para se locomover entre a casa e o trabalho. A empresa que oportuniza aos seus colaboradores esse modelo ajuda a compensar esse tempo que todos perderiam com transporte.

Além disso, deve-se levar em consideração que o perfil de pessoas é diferente e que algumas são mais produtivas pela manhã e outras trabalham melhor à tarde. Assim, ao optar pelo modelo híbrido você dá poder para que o funcionário defina o melhor horário para executar suas tarefas, levando em consideração, é claro, um plano de metas, tarefas e obrigações que devem ser cumpridos.

De modo geral, a partir dessa nova metodologia, a empresa favorece a flexibilidade, contribuindo para uma melhor gestão do tempo e demonstrando confiança nos funcionários. Isso faz toda a diferença no ambiente de trabalho e no engajamento dos colaboradores.

O futuro do trabalho é híbrido?

Sem dúvida! O futuro do trabalho é híbrido e as experiências de 2020 vieram para concretizar essa mudança.

Grandes corporações, inclusive, já estão mudando totalmente sua rotina de trabalho e perspectivas para os próximos anos. A ideia de oportunizar aos funcionários esse modelo é uma tendência que vai se fortalecer cada vez mais.

Apesar disso, é importante que todos tenham em mente que o formato híbrido não consiste em um trabalho no qual um dia o funcionário trabalha em casa e outro no escritório. É importante criar uma estratégia de gestão pensando em flexibilidade, integração e produtividade, adaptada às diferentes realidades de cada negócio.

A Heineken é um exemplo de empresa global que identificou os benefícios do home office, e agora está investindo na redução do espaço físico e criação de um novo escritório para que os colaboradores possam se encontrar.

Como migrar para o modelo híbrido de trabalho?

Para colher os benefícios do modelo híbrido de trabalho as empresas terão de adaptar sua comunicação. Afinal, para que ele funcione, é fundamental oferecer todo o suporte para um trabalho em home office de qualidade.

Nesse contexto, também é necessário preparar o escritório para que ele deixe de ser apenas um ambiente de trabalho e se transforme em um local de integração, preparado para conectar os colaboradores que estão no espaço com os funcionários que estão trabalhando em suas casas.

Qual o papel da tecnologia nesse cenário?

A tecnologia é fundamental em uma empresa que pretende se adaptar ao modelo de trabalho híbrido. Os gestores precisam ter todas as ferramentas necessárias para que os funcionários possam executar suas atividades com eficiência, seja trabalhando em casa ou no escritório.

Independentemente do local, é fundamental que o colaborador consiga se comunicar com colegas e clientes, acessar arquivos, realizar reuniões e cumprir todas as demandas que estão no seu escopo.

Em resumo, todo modelo de trabalho híbrido deve ser pensado de forma estratégica, sempre colocando a tecnologia como forma de solucionar e otimizar os processos. Confira algumas soluções que fazem parte desse novo cenário:

  • ferramentas de comunicação;
  • soluções para gerenciamento de projetos;
  • plataformas de comunicação unificada;
  • hardware adequado;
  • tecnologias de segurança;
  • plataformas de videoconferência;
  • salas de conferência;
  • endpoints.

Conheça a DigitalnetBR

A DigitalnetBR é uma empresa de comunicação que está há mais de 15 anos no mercado, oferecendo soluções de telecomunicação que otimizam as atividades das empresas.

Além de serviços de consultoria, a DigitalnetBR entrega produtos para redes de comunicações unificadas, garantindo segurança e privacidade dos nossos clientes, somada à qualidade dos seus produtos.

Se o seu negócio está mudando para o modelo híbrido de trabalho, podemos oferecer plataformas de colaboração, equipamentos salas de conferência e endpoints de comunicação, desenhados de forma personalizada de acordo com as necessidades e particularidades da sua empresa.

Quer saber mais? Acesse o nosso site e confira!

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>